AUTOESTIMA E AROMATERAPIA
- Lurie Damiani

- 30 sept 2021
- 2 Min. de lectura
Vc tem ou já teve lapsos de baixa auto estima?
Quem nunca se rebaixou né nom?
Lembrando: Aromaterapia não tem receita pronta e vários fatores emocionais estão relacionados.

Nossa auto estima é formada a partir da infância, quando começamos a nos entender como indivíduo a partir da relação com o outro - nossos pais. Como foi essa relação?
Autoestima também quer dizer sobre a imagem que temos de nós mesmos, e principalmente do outro. Entramos em situação de comparação, e lógico, sempre nos diminuindo, colocando em posição inferior.
E como diz Krishnamurti : se nos relacionamos através de imagens, não podemos nos relacionar verdadeiramente.
Ai também entra um caminho de autoconhecimento e acolhimento do próprio caminho. Cada um tem o seu. A aromaterapia além de tratar o corpo físico e emocional, atua nas nossas memórias, em lugares profundos da psique, que é a causa de todos os efeitos
Possui ligação direta com o cérebro. Ativa uma percepção de si e do próprio processo - cria uma consciência. Alguns lapsos e insights podem vir a tona. E pra perceber é preciso estar atento.
Alguns óleos indicados p/ baixa autoestima são:
Alecrim - tônico potente do sistema Nervoso e do coração, expansivo emocional. Relacionado com o chacra do Plexo Solar - nosso centro da individualidade, a noção do Eu, da autenticidade. Dá uma fortalecida geral no corpo mente e emoção.
Foi com ele que fiz minha primeira sinergia terapêutica, para tratar a autoestima que estava no fundo do poço, junto com sintomas de depressão, timidez, retraimento.
Jasmim : "O que jaz em mim?" Possui um aroma floral, adocicado, fortalece a nossa segurança e autoconfiança emocional. Possui um composto que está presente nas fezes animal: o indol, que é sobre expurgar, excreção - jasmim revira nossas entranhas p liberar crenças que nos limitam.
Rosa: tônico do nosso lado feminino, passivo, yin do corpo. Trazendo tb segurança e autoconfiança. Atua no coração, consequentemente fazendo sua limpeza: retirando camadas de mágoas que nos impedem de viver nossa espontaneidade.
OE cítricos (limão, laranja...): óleos essenciais cítricos possuem características solares - que possuem a capacidade de atuar no nosso poder pessoal, reavivando nosso brilho e alegria interior, promovendo autoconfiança.
Tomilho: neurotônico, dispersa a melancolia e promove bravura em quem está inseguro e com sintomas de cansaço, fraqueza, negativo, melancólico.
Gengibre: de efeito quente, caloroso, indicado para falta de energia, apatia, aumenta a confiança em quem está com pouca iniciativa na vida.
Pinheiro: de efeito estimulante e expansivo, atua no Pulmão, reavivando o espírito e a capacidade de se abrir para a vida.
Funcho: ajuda em casos de insegurança onde há problemas de comunicação.
Forma de uso: através da inalação! Se você gosta do cheiro de algum desses óleos, é só usar que é batata.



Comentarios