top of page

Em harmonia com os ciclos da natureza

"Os ritmos impostos pelas horas, dias, meses, anos, influenciam todos os seres vivos, inclusive os seres humanos" - Nei Jing Su Wen.




ree

Vc já percebeu mudanças no seu corpo/psique de acordo com mudanças da fase da lua? Ou até mesmo na mudança de cada estação?


Depois que percebi, enquanto alguém que sangra, os ciclos que meu corpo e psique sofriam de acordo com a menstruação ao longo do mês, consegui vivenciar cada fase com sua potência, respeitando o que meu corpo e mente necessitavam - nem sempre, lógico rs.


Somos natureza e como ela também somos cíclicos. Nada é estático e é essa transformação incessante que permite a existência da vida, tudo está em movimento e esses movimentos se dão através de padrões que se repetem.


A cronobiologia - que estuda os ritmos biológicos do ser humano, diz que temos um ciclo diário que dura por 25,2 horas - chamado de ciclo circadiano. Quem menstrua, também segue um ciclo mensal, e também há ciclos anuais, como as estações, que nosso corpo interpreta através da quantidade de luz.


Já percebeu se vc dorme melhor quando está no meio do mato, longe de luzes artificiais?


Antigamente, quando não havia eletricidade, a luz da lua influenciava os ciclos menstruais, através da pineal, que captava a quantidade de luz da lua, sincronizando com a ovulação e consequentemente a menstruação.


“Os ritmos são herdados e os fatores ambientais, a que chamamos de sincronizadores, servem apenas para ajustar os ponteiros dos relógios biológicos.”


No taoísmo, tudo o que existe se dá pela combinação das energias yin e yang, a qual tudo está submetido - frio, calor, claro, escuro, dia, noite, expansão, contração.


Os desequilíbrios se dão através da não adaptação dessas duas forças - e para isso precisamos entrar em estado de unidade com a natureza e seus fenômenos, harmonizar nosso pulso yin/yang com o do ambiente.


E como, se o ambiente está cada vez mais caótico? Poluição, exploração, ganância e desgraceira pra todo lado, cidades cada vez mais desiguais e poluídas, seres humanos cada vez mais intoxicados - se torna mais que necessário trazer o que resta da natureza para perto da gente - enquanto ainda resta.


Pensando nesse bem estar que integro meu trabalho com o que é de mais puro que vem da Terra, e que me ajudou a me ver e trabalhar enquanto um ser humano cheio de desequilíbrios - físicos e emocionais - é nisso que eu acredito


E é assim que nascem as novas coleções - em harmonia com o pulsar da natureza.


A primeira coleção a ser lançada será a de inverno - trazendo produtos feitos especialmente nos harmonizar física e emocionalmente. Para se trabalhar a introspecção e o recolhimento que o inverno traz, com centramento e calmaria; a pele ressecada; problemas respiratórios e infecciosos, e um vírus ainda à solta.




 
 
 

Comentarios


bottom of page