FORMAS DE USO E DILUIÇÕES DOS ÓLEOS ESSENCIAIS
- Lurie Damiani

- 10 may 2021
- 2 Min. de lectura
Os óleos essenciais são substâncias extremamente puras e concentradas. Sobre serem usados puros, não é proibido e nem super perigoso (alguns), mas não há necessidade. Diluir OE corretamente além de ter um uso seguro, aumenta o rendimento.
FORMAS DE USO:

Inalação: indicado para um tratamento individual a nível emocional. O cheiro atua diretamente em um campo emocional do cérebro, atuando também na parte fisiológica.
Pingue 2 gotas de OE em um algodão e coloque no seu difusor pessoal; 10 gotas em um recipiente com água quente, aproximando o rosto do vapor, com uma toalha, para problemas de respiração.
Uso Tópico: indicado para atuação no corpo físico. Para uso facial, faça uma diluição de 1% em óleo carreador vegetal da sua preferência (óleo de côco, óleo de jojoba, girassol, amêndoas, semente de uva); Para massagens faça uma diluição de 2 a 3%. Para distúrbios, ou problemas mais sérios, faça uma diluição de 5% e aplique no local. Para tratamento com geoterapia, pingar 5 gotas para misturar com argila.
Uso no Ambiente: os melhores difusores são a frio, pois o calor degrada as moléculas do OE. Pingue 10 a 20 gotas no seu difusor de ambiente com água.
Não ingerir OE nunca! Consulte sempre um Aromaterapeuta.
EXEMPLOS DE DILUIÇÕES:
1ml de OE = aproximadamente 25 gotas.
10ml a 1% = 10ml de OV (óleo vegetal) + 3 gotas de OE
10ml a 3% = 10ml de OV (óleo vegetal) + 8 gotas de OE
10ml a 5% = 10ml de OV (óleo vegetal) + 13 gotas de OE
100ml a 1%
= 99ml de OV (óleo vegetal) + 1ml de OE
100ml a 5% = 95ml de OV (óleo vegetal) + 5ml de OE
DILUICÕES EM CRIANÇAS:
até 3 meses - 0,1%
até 2 anos - 0,25%
2 a 6 anos - 1%
6 a 15 anos - 1,5% a 3%
Tenha cuidado com óleos essenciais que contenham fenóis e aldeídos, que causam irritações na pele e nas mucosas, como: Capim limão, Citronela, Canela, Cravo, Tomilho, Orégano, May chang, Melissa.
- Óleos cítricos que foram extraídos por prensagem a frio possuem furanocumarinas, podendo queimar a pele se exposta ao sol após o uso. A maioria dos óleos contidos no mercado possuem, quando não possuem vem escrito "LFC" ao lado do nome.
- Algumas pessoas possuem alergia aos óleos de Melaleuca e Aroeira. Para testar, pingue uma gota nos pulsos, se houver reação, suspenda imediatamente o uso, e se quiser, use uma lavanda ou alecrim do campo para acalmar a pele.
- Em crianças abaixo de 7 anos, (e principalmente epilepticas) evitar o uso de Eucalipto glóbulus.
- Peles alérgicas ou sensíveis, usar diluição de 1%.



Comentarios