HIDROLATOS




Hidrolato ou água floral é um subproduto da destilação dos óleos essenciais. Junto com o óleo, também pinga uma água aromática que é o hidrolato. O óleo essencial é a parte mais sutil que se desprende e evapora. O hidrolato contém partes mais terrenas, densas do óleo essencial, que se misturam na água, contendo assim o mesmo cheiro e propriedade terapêutica do óleo essencial em questão.

Por ser basicamente água, possui o uso muito mais amplo e leve, e um efeito terapêutico mais sutil que o óleo essencial (que é super concentrado). Os hidrolatos são uma forma mais econômica de se obter as propriedades dos OE. É o mais indicado para usar em crianças por serem leves.

Podem ser usados diretamente na pele em ferimentos e inflamações, nos cabelos, para limpeza da casa, feitio de sabonetes como substituto da água, em gargarejos, pode ser usado diretamente no rosto como tônico facial após o banho - deixa a pele maravilhosa!



Limão Cravo (Citrus limonia): O limão é um poderoso desintoxicante e revigorante físico, mental e emocional. Seu hidrolato é um excelente tônico adstringente, possui ação clareadora leve, reduz inchaços, rugas, bom para pele oleosa e picadas de insetos. É antisséptico e bactericida, revigorante e estimulante. Energeticamente nos dá clareza, limpando a mente trazendo calmaria - útil também para ansiedade. Seu cheiro é cítrico, sério, tem um toque verde de suas folhas e um fundo doce de mexerica.



Alecrim do Campo (Baccharis dracunculifolia): O Alecrim do Campo (Baccharis dracunculifolia) é nativo do cerrado brasileiro. Planta que as abelhas utilizam para retirar o própolis verde. Poderoso antifúngico, bactericida, de efeito comprovado contra Candida e Schistossoma. É antiséptico, cicatrizante, antiinflamatóriohidratante eregenerador da pele,antioxidante evitando o envelhecimento precoce e rejuvenescedor, trata rugas e linhas de expressão, peles secas e rachadas. Indicado para vários tipos de problemas da pele: rugas, dermatite, psoríase, ferimentos, acne, pele seca e rachada, inflamações, etc. É calmante, e energeticamente restaura a nossa força interna para cura. 


Lavanda Brasileira (Lavandula dentata): A lavanda brasileira (Lavandula dentata) é estimulante, NÃO É CALMANTE como a lavanda francesa, e possui um cheiro herbal, fresco e canforado. É expectorante, antisséptico, bactericida, boa para ferimentos da pele, acne, rachaduras, dermatites e eczemas, inflamações, queimaduras, auxilia na regeneração celular da pele e é um tônico geral. Energeticamente atua em casos de nervosismo, ansiedade, insegurança e o estresse, além de ser REVIGORANTE MENTAL. Revigora, alivia o cansaço e a tensão nervosa.

Aviso: evitar o seu uso em pessoas com epilepsia, hipertensão ou grávidas. Vetiver (Chrysopogon zizanioides): O vetiver é uma gramínea e produz óleo essencial em suas raízes que alcançam até 3m de profundidade. É regulador hormonal, útil para pele flácida, rachada, seca, enrugada, manchas e melasma, eczema, TPM, menopausa, hiperatividade, ansiedade. É antidepressivo, antiinflamatorio, tônico imune, tônico das glândulas, trabalha aterramento e estabilidade. Nutrição e aterramento. Seu aroma é fresco, seco e amadeirado.


Aromaterra Botânica © 2018