INVERNO, ALIMENTAÇÃO E AYURVEDA
- Lurie Damiani

- 19 jul 2021
- 2 Min. de lectura

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, absorvemos energia através do ar da respiração, e pela comida que ingerimos.
A saúde é como um círculo e todos os pontos são equidistantes e interdependentes, depende de vários fatores. Uma boa alimentação é a base para uma boa saúde no corpo. e consequentemente na mente e emoção, pois não são coisas separadas. Principalmente hoje, numa realidade tão agrotóxica e industrializada, é mais que necessário desintoxicar-se.
Nesse post aqui falei das energias do inverno e como usar a Aromaterapia, e aqui tem a coleção de Inverno da Aromaterra com produtos exclusivos da coleção, para nos harmonizar nesse período de recolhimento e quietude, em tempos de sombras e incertezas.
ALIMENTAÇÃO E AYURVEDA
por Carol Camargo
"Segundo a tradição milenar do Ayurveda, o inverno pode ser mais Vata (ar + éter) ou Kapha (água + terra), a depender da localização. Normalmente em regiões litorâneas, o inverno é mais Kapha, pois é frio e úmido e, em regiões mais altas, é mais frio e seco, tendo assim uma predominância Vata.
Com as baixas temperaturas e o elemento fogo em menor quantidade (também em nosso corpo), é preciso evitar comidas frias e cruas, como salada, e dar prioridade a alimentos quentes (na potência e na temperatura), oleosos e ricos nutricionalmente, principalmente nos períodos que o sol está mais baixo - no desjejum e na janta.
Ótimos exemplos são frutas cozidas com canela e cravo e caldos temperados com condimentos também quentes, como gengibre, pimenta, açafrão, sementes de mostarda, cominho...
Chás são super bem-vindos para trazer conforto ao corpo e a mente. Aposte nos chás estimulantes para o período da manhã (gengibre, canela, cravo, alecrim) e relaxantes para os períodos da tarde/noite (capim limão, erva doce, camomila, valeriana, erva cidreira mulungu etc). A @salviachas possui blends de chás com ervas cultivadas organicamente por mulheres.
Também é importante lembrar de consumir frutas e legumes da época. A tangerina, apesar de ser consumida crua, é ótima fonte de vitamina C, que nos auxilia na prevenção de gripes e resfriados.
A natureza é sábia: aquilo que dá na terra em que moramos, em determinada estação do ano, será bom para a nossa saúde. Observar o Universo, é também observarmos a nós mesmos."



Comentarios