top of page

INVERNO E AROMATERAPIA

Inverno é recolhimento, a natureza descansa, fica lenta, regressa. Lembrando que tudo está em constante movimento e que sem a pausa não haveria movimento, o fim é apenas um novo começo. As folhas que caem na terra retornam à mesma e viram matéria orgânica que alimenta a própria terra (ou deveriam né, nas cidades vão para sacolas plásticas). É a pausa que antecede o movimento. A morte que permite a transformação. A noite é mais longa que o dia, é o lugar da escuridão.

ree

É representado pelo elemento Água, de energia fria e úmida, assim também na medicina chinesa - que representa dormência e inércia, porém latência - a potencialidade de toda uma árvore contida na minúscula semente.


Sobre o elemento água: "Ganhar consciência através de uma lenta porém segura percepção dos anseios profundos da alma. Se proteger de influências exteriores para garantir paz necessário à reflexão profunda e à sutileza de percepção. Compreensão da natureza de seus anseios e emoções, lento e doloroso mas que gera contentamento interior." - Stephen Arroyo

O que deve morrer? De que forma renascer? Quais sementes vc quer que cresça? O que/como fazer para que floresçam?

Intencionar e jogar as sementes certas para que gerem bons frutos lá na frente - acompanhar o crescimento com paciência e leveza. O rezo faz o rito, e o rito é um rezo


A natureza é cíclica e nós também - pois também somos natureza. De acordo com o Taoísmo, é seguir o caminho da naturalidade: observar a natureza e seus processos de transformação, e se integrar com esses movimentos.


COMO USAR A AROMATERAPIA DURANTE O INVERNO

Durante o inverno o clima fica mais frio, e o ar mais seco, que aumenta a concentração de poluentes na atmosfera e, as baixas temperaturas e poluição do ar aumentam os riscos de doenças respiratórias e cardiovasculares. O sistema pulmonar e imune ficam fragilizados.

"De acordo com a Referência Técnica Distrital em Alergia e Imunologia da Secretaria de Saúde, Marta Guidacci, nas estações de outono e inverno há um aumento de até 40% no número de atendimentos por asma, rinite alérgica, doenças virais, como gripes e resfriados, e doenças bacterianas, que causam infecções nas amígdalas, ouvidos, vias nasais, pulmões, entre outros."


Nesse período convém usar usar óleos essenciais que fortaleçam e tonifiquem os Sistemas Respiratório e Imunológico – como o Spray Antiséptico da Aromaterra que será lançado em breve! E outros óleos, como:


Eucaliptos - Globulus, Radiata Descongestionante, expectorante, febrífugo (combate febre). Virótico e analgésico. Otimiza as funções respiratória e acelera o processo de cura. Excelente tônico pulmonar. Trabalha expansão, ótimo para problemas de baixa autoestima, fadiga, introspecção excessiva, problemas de comunicação para quem não consegue colocar para fora; fortalecimento e coragem.


Alecrim - Rosmarinus officinalis Relaxante respiratório, virótico, expectorante. Areja e oxigena os pulmões e a circulação sanguínea. Tônico geral, ótimo para estados de cansaço, fadiga, autoestima baixa, alecrim dá um up geral no corpo e na mente.


Pinheiro - Pinus sylvestris Antimicrobiano, expectorante e tônico dos pulmões, o mais indicado para descongestionar o trato respiratório. Fortalecedor imunológico. e tônico dos Rins, fortalecendo a Vontade - indicado para fadiga e debilidade, respiração fraca. Psicologicamente fortificante, ajuda a trazer mais introspecção e entrar em profundidade em si mesmo.


Olíbano - Boswellia carteri Expectorante e relaxante pulmonar, atua aprofundando a respiração trazendo conforto e tranquilidade. Fortalecedor imunológico. ​


Limão - Citrus lemon, limonia... Antimicrobiano, febrífugo, tônico para o trato respiratório, excelente óleo para estimular a ação do sistema imune. Um ótimo desintoxicante sistêmico e antisséptico local e ambiental. De energia mais calorosa, faz fluir a energia estagnada no corpo que se manifesta em forma de stress, tensões, restaurando a alegria interior.


Laranja doce, bergamota ou Tangerina - para trazer mais calor e aconchego no coração; trata ansiedade e depressão. Melhora o humor e a capacidade ao prazer.


Tomilho é neurotônico, símbolo da bravura, atua no Pulmão - instalando otimismo. Indicado para estados depressivos de medo e derrota e apatia. É tônico do sistema imune também, antifúngico, antibacteriano.

Melaleuca - antisséptico, tônico do sistema respiratório e antibacteriano. Tônico do corpo, indicado para fadiga mental, debilidade nervosa, pessoas com sistema imune fraco. Revigorante da mente e do corpo.


Aroeira/Pimenta Rosa - indicada para imunidade e tosses - passar no peito.

Menta - Mentha piperita Descongestionante, mucolítico, drenador e refrescante pulmonar e mental​


Cedro - Cedrus atlantica Descongestionante, mucolítico, analgésico e drenador - mantém a firmeza e fortifica a Vontade, melhorando a energia. Resiliência espiritual. Força interna.


Cipreste: Harmoniza o elemento água, é antibacteriano e tônico do sistema respiratório também, energeticamente auxilia em momentos de transformações, a mover-se psicologicamente, e acessar medos e ansiedades inconscientes.


Gerânio: Indicado para quem se cobra demais, é inseguro e desconectado com os seus sentimentos. Indicado para reter a vontade impulsiva. Traz calmaria e conforto. Relaxa e revigora, acalma a frustração e irritabilidade, dá um efeito de centramento. Nutre a parte feminina da psique - melhorando a intuição, a imaginação, e a experiência sensorial.


COMO USAR: confira como aplicar os óleos essenciais e diluições corretas clicando aqui.



Fonte: Vera Guedes Aromaterapia

 
 
 

Comentarios


bottom of page